Mercado imobiliário: o que esperar de 2020 em Curitiba

Há cerca de dois anos o mercado imobiliário dá sinais de que já não sofre com a crise econômica. Dessa forma, vendas e locações de imóveis vêm crescendo, principalmente nos últimos meses. Com a expansão e a entrada de novos clientes ativos no setor, novos empreendimentos são adquiridos, tanto para morar quanto para investir. Curitiba vê a expansão com grande otimismo, afinal, é uma das capitais do Brasil com os melhores índices de investimento no ramo imobiliário.

Por isso, nós, da Galvão Locações, vamos apresentar a você algumas das principais tendências para o mercado imobiliário no ano de 2020. Confira! 

Melhor momento para investir 

No ano passado, houve um grande aumento no número de financiamentos e também no de lançamentos de imóveis. Há um enorme otimismo para um crescimento ainda maior em 2020. Com a retomada, mais investimentos irão incrementar o setor e garantir um cenário de imóveis com excelente rentabilidade, além de melhorar o grau de liquidez. Isso é, investir no setor dará a você excelentes oportunidades de negócios. 

Locações

Uma das grandes tendências para o mercado imobiliário em Curitiba é o aumento das locações. Principalmente no começo do ano, a cidade tem um aumento exponencial de imóveis alugados, em razão das matrículas nas principais universidades do estado. Algumas instituições, como a UFPR, têm mais de 5 mil novas vagas anualmente, sendo que cerca da metade dos alunos vem de fora da capital paranaense. Ou seja, muitos estudantes buscam novas moradias para alugar. 

Ambientes compartilhados

Uma grande tendência mundial são os apartamentos em condomínios com vários espaços compartilhados. Cidades como Nova Iorque, Londres e Tóquio já vivem essa realidade. Áreas comuns como academia, salões de jogos e de festas e espaços kids e gourmet são exemplos de como o foco tem sido mais voltado às experiências do morador. 

A nova tendência está conectada com o estilo de vida contemporâneo, cuja rotina é mais agitada e com menos tempo livre. Assim, ao ter espaços próprios dentro do empreendimento, o morador evita períodos de deslocamento na rua ou no trânsito. Além disso, os ambientes compartilhados estimulam o contato direto entre os condôminos e proporcionam oportunidades de fazer novas amizades, dar risadas e confraternizar com pessoas especiais.

Empreendimento sustentável 

Uma forte tendência para o mercado imobiliário de 2020 é, na verdade, um caminho que, há anos, está em evidência. Projetos e empreendimentos que estejam alinhados a uma construção sustentável têm ganhado muito destaque. Atitudes como, por exemplo, diminuir a demanda de água, melhorar a eficiência energética e diminuir o acúmulo de resíduos são algumas das direções que norteiam empreendimentos sustentáveis. 

Diminuir o consumo de água, por exemplo, está muito ligado aos recursos de captação de água da chuva. Assim, a economia no final do mês será muito evidente, além de auxiliar a preservar o meio ambiente. Para melhorar a eficiência energética, muitos empreendimentos instalam fontes de energia solar, a fim de economizar luz e utilizar energia renovável.

Padrão elevado

Outro fator que com certeza é tendência para o mercado imobiliário de 2020 é o investimento em alto padrão. Há alguns meses, esse cenário vem ganhando destaque. São Paulo, por exemplo, teve um aumento de 20% nas vendas de empreendimentos de luxo, segundo o Sindicato de Habitação. Trata-se de um indicativo de que o mercado tem, de fato, aumentado. 

Em Curitiba, o cenário não é diferente. Diversos empreendimentos de alto padrão tiveram quase sua totalidade vendida na fase de lançamento. Assim, novos empreendimentos surgem e estimulam o ambiente de negócios na capital paranaense. 

Vários indícios mostram uma boa retomada da economia no setor imobiliário. A tendência é que 2020 seja favorável, melhor do que o ano anterior e de otimismo na confiança para investimentos. A Galvão Locações está atenta ao mercado imobiliário para sempre dar a você as melhores sugestões. Quer saber mais? Acesse o nosso blog.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.