dicas de museus em curitiba

Museus em Curitiba: 3 dicas para todos os gostos

Curitiba é uma cidade que respira cultura. Os 25 museus espalhados pela cidade contemplam variados assuntos e temáticas. Desde a arte sacra, passando pela indígena, até à contemporânea. Fotografia, artes visuais, imagem e som. Automóveis, museu ferroviário e até o único acervo brasileiro dedicado ao holocausto. Dentre tantas opções, a Galvão Locações separou três dicas de museus para você curtir o lado cultural da capital paranaense.

Museu do Holocausto

dicas de museus em curitiba

Nossa primeira dica é o destaque imperdível de Curitiba, o Museu do Holocausto. Único acervo brasileiro dedicado integralmente ao tema, conta com exposição permanente com 56 objetos e aproximadamente 300 fotos e vídeos. Ele foi inaugurado em 2011 e busca lembrar os horrores da Segunda Guerra Mundial, que ceifou a vida de 6 milhões de judeus entre os anos de 1941 e 1945.

De acordo com a Federação Israelita do Paraná, a comunidade judaica paranaense é composta de aproximadamente 1.000 famílias, que, em sua maioria, vivem em Curitiba. O museu conecta essas duas realidades, mostrando os acontecimentos da guerra através de histórias de vítimas que possuem ligação com o Brasil ou com o Paraná. Visita imperdível.

Museu Oscar Niemeyer

dicas de museus em curitiba

O maior museu de arte da América Latina fica em Curitiba. É isso mesmo! O Museu Oscar Niemeyer tem 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de espaço para exposições.

Conhecido como “Museu do Olho”, sua estrutura impressiona e o seu acervo, especializado em artes visuais, design, arquitetura e urbanismo, encanta ainda mais. São mais de 20 exposições por ano, que contemplam produções artísticas nacionais e internacionais. 

Além disso, o museu é utilizado como espaço de eventos e cursos e oficinas são ministradas para todos os públicos. Vale a pena ficar de olho na programação. Atualmente, o MON também abriga o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), cujo prédio estará passando por uma reforma até o final de 2020.

Museu Paranaense

dicas de museus em curitiba

O primeiro museu do Paraná foi inaugurado em 1876. O Museu Paranaense conta com um acervo de aproximadamente 400 mil itens, entre objetos de uso pessoal, mobiliário, armas, uniformes, indumentárias, documentos, mapas, fotos, filmes, moedas e muitos outros. Todos eles contam histórias de momentos importantes não só de Curitiba, mas de todo o estado paranaense. 

Outro destaque do museu são as novas temáticas para exposições que não retomam somente a história, mas também a arte, a antropologia e a arqueologia. Todas as exposições, pesquisas, atividades e até a arquitetura refletem a diversidade proposta pelo museu, com seus 143 anos de história.

Temos muito mais dicas de museus em Curitiba para você! Caso queira conferir a lista completa, clique aqui. Para mais conteúdos sobre a capital paranaense, continue acessando o nosso blog.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.