4 parques imperdíveis em Curitiba

Curitiba é reconhecidamente uma das capitais mais arborizadas do Brasil. Além das inúmeras praças, as 320 mil árvores nas vias públicas, os 16 parques e bosques caracterizam o horizonte da capital paranaense. A Galvão Locações separou 4 parques imperdíveis para você conhecer em Curitiba. Acompanhe!

Passeio Público

parques em curitiba

Nossa primeira dica não poderia ser outra! Inspirado nos parques parisienses, o Passeio Público foi o primeiro parque de Curitiba, inaugurado em 1886. Com uma área de 69.285m², o parque abriga árvores nativas e exóticas, aquário, terrário, além de pequenos animais. No local, também é possível praticar caminhadas, andar de bicicleta na ciclovia, levar as crianças ao parquinho e até passear de pedalinho. Isso tudo garante diversão para toda a família.

Endereço: Rua Luiz Leão, s/nº – Centro.

Horário: o Passeio Público funciona de terça a domingo, das 06h às 20h. O terrário e o aquário funcionam de terça a sexta-feira, das 09h às 17h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Jardim Botânico

parques em curitiba

Cartão-postal da capital paranaense, o Jardim Botânico é imperdível não somente para turistas, mas também para moradores, devido à sua beleza incomparável. Também inspirado na cultura francesa, com seus belíssimos jardins, o Jardim Botânico foi todo estruturado para proporcionar experiências sensoriais para quem o visita. 

Inaugurado em 1991, o Jardim conta com três espaços principais. Na entrada, os visitantes são recepcionados pela escultura Amor Materno, de 1907, obra do artista João Zaco Paraná. A escultura faz parte do Jardim Francês, um tapete de flores que vai desde a entrada até o nosso segundo destaque. Inspirada na arquitetura inglesa, a estufa, feita de ferro e vidro, é um palácio de cristal e chama a atenção dos visitantes. O palacete funciona como abrigo para diversas espécies da Mata Atlântica e conta, inclusive, com uma linda cascata. O terceiro espaço é o Jardim das Sensações, um percurso de 200 metros com plantas e flores que proporciona uma experiência sensorial para que o visitante sinta as texturas e os aromas das espécies. 

Endereço: Rua Eng. Ostoja Roguski, 690 – Jardim Botânico.

Horário: todos os dias, das 06h às 19h30. O Jardim das Sensações funciona de terça a domingo, das 09h às 17h.

Parque Tanguá

parques em curitiba

O Parque Tanguá é a prova de que um bom projeto paisagístico pode transformar um local. O que antes era uma pedreira e quase se tornou uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial tornou-se um dos parques mais bonitos de Curitiba. Com espaço privilegiado, conta com jardim, lagos, uma cachoeira artificial, além de pista de caminhada, ciclovia e o Jardim Poty Lazzarotto.

Juntamente com o Parque Barigui e o Parque Tingui, o Tanguá forma uma área de preservação ambiental, de conservação da bacia do Rio Barigui, além de abrigar incontáveis espécies nativas de fauna e flora.

Endereço: Rua Oswaldo Maciel, 97 – Pilarzinho.

Horário: o parque funciona diariamente.

Bosque do Papa (João Paulo II)

parques em curitiba

O Bosque do Papa é uma dupla homenagem da cidade de Curitiba aos poloneses, pois honra tanto os imigrantes poloneses que vieram para a cidade em 1869 quanto a visita do polonês Papa João Paulo II, que visitou Curitiba em 1980. 

O parque conta com casas típicas polonesas, as quais foram construídas no final do século XIX  e foram remontadas no Bosque, além de utensílios e mobiliários utilizados pelos imigrantes no início das suas vidas aqui no Brasil. Porém, não é só de história que vive o Bosque do Papa. Além do memorial polonês, o local oferece opções gastronômicas tipicamente polonesas, como a casa de chá e confeitaria polonesa Kawiarnia Krakowiak e lojas de artesanatos. Em resumo, um encanto de lugar que une tranquilidade e cultura em um só espaço! 

Endereço: Rua Vieira dos Santos, 33 – Centro Cívico.

Horário: o Bosque funciona todos os dias, das 7h às 20h.

Já conhece algum desses parques de Curitiba? Conte com as dicas da Galvão Locações e aproveite a capital paranaense!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.