Conheça a garantia de locação online

locação de um imóvel é uma parceria entre locador e inquilino que, como qualquer relação, é necessário que ambos tenham cautela na hora de fechar o negócio. Mas como seria se essa parceria fosse realizada de forma 100% online?

Alguns procedimentos são necessários para avaliar se o candidato a inquilino tem condições de arcar com o valor do aluguel e também para garantir sua idoneidade. Afinal, mesmo que o locador se cerque da máxima cautela e por melhor que seja o futuro inquilino, é sempre possível que imprevistos ocorram.

Saiba o que é a garantia locatícia

O que é a garantia locatícia?

O medo de quem pretende alugar um imóvel é saber se receberá os aluguéis em dia. Para evitar dor de cabeça com os inquilinos, na hora de alugar, são exigidas medidas que garantam ao proprietário que o pagamento será realizado até o fim do contrato.

Assim, além da verificação da ficha do candidato, é exigido algum tipo de garantia de pagamento a fim de evitar que, por qualquer motivo, o proprietário do imóvel não receba o valor do aluguel ajustado em contrato. Essas são as chamadas garantias locatícias.

E como funciona?

A ideia é bastante simples: caso o inquilino se torne inadimplente, o dispositivo de garantia locatícia apresentado por ele é acionado. Assim, o locador poderá receber o valor que lhe é devido.

Essa precaução está prevista na Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, onde o locador pode exigir do locatário algumas garantias de locação. Na forma da lei, ela tem por finalidade assegurar que o locador fique plenamente resguardado quanto à possibilidade de recebimento dos valores oriundos do aluguel, mesmo que o locatário, por qualquer motivo, não apresente situação financeira ou patrimonial que garanta o pagamento das obrigações. As principais garantias locatícias são caução, fiança e seguro de fiança locatícia.

Para facilitar a sua escolha, explicamos sobre a mais nova modalidade de garantia que você pode dar na hora de alugar seu imóvel.

Descubra o Credpago

A CredPago é a garantia locatícia mais inovadora do mercado. Ela surgiu para facilitar o processo de locação eliminando toda a burocracia e atuando de forma 100% online.

Nessa modalidade, o locatário apresenta na imobiliária seus dados pessoais e cartão de crédito com a última fatura paga e limite à vista superior a 4 vezes o valor informado, sendo possível a soma de cartões (renda) de até 4 pessoas em um mesmo contrato. 

Não é necessário comprovação de renda, nem fiador. O inquilino aluga com o cartão de crédito e todo o processo é feito via online, ao preencher uma ficha cadastral na plataforma Credpago e a análise de crédito normalmente leva cerca de 15 minutos.

Outra facilidade é o CredPago Universitário, no qual o estudante pode apresentar cartão com limite de 2x o valor informado.

Para o proprietário as vantagens são receber o valor do aluguel em poucos dias após o aviso de inadimplência, mais agilidade na locação do imóvel, pois o processo é feito sem burocracia e o cadastro do inquilino é analisado em 15 minutos.

Como funciona a Credpago em caso de inadimplência?

Em caso de inadimplência, a Credpago garante para as imobiliárias uma garantia de 12 vezes o valor do aluguel. Basta a imobiliária acionar o seguro, que a Credpago faz o pagamento do valor do aluguel atrasado em até 31 dias.

Caso o inquilino não consiga quitar os alugueis atrasados, a Credpago parcela o valor inadimplente no cartão de crédito, com juros que variam de 2,99% a 4,99% ao mês. Se não houver limite no cartão para isso, poderá ser feito o parcelamento através de boletos bancários.

Se você gostou deste post, também pode se interessar por:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.