5 dicas de organização e limpeza do guarda-roupa

A série da Netflix “Ordem na Casa com Marie Kondo“ está incentivando muita gente a pôr um fim na bagunça do armário. Afinal, quem nunca olhou o caos instalado no guarda-roupa e pensou por onde começar? Ou ao escolher o que vestir pensou “nossa mas não tenho nada que combine”!

Com a desorganização depois de um certo tempo as roupas começam a ficar bagunçadas e a poeira se acumula nas prateleiras e gavetas. Além disso, é comum se surpreender ao ver que algumas peças ainda existem ou que ainda nem foram usadas.

Por isso, organizar o guarda-roupa é a solução ideal para poupar seu tempo na hora de se vestir e também para redescobrir peças do vestuário que podem dar uma renovada no seu look. Outro benefício é ganhar espaço, tirando do armário as roupas que não têm mais uso e doando para quem precisa.

Confira 5 dicas de como organizar e limpar seu closet:

1)        Comece do início

O ideal é programar-se para organizar o guarda-roupa ao menos uma vez por mês. Estabelecer uma rotina de limpeza e organização faz com que a bagunça não se espalhe. Além da frequência, antes de começar a arrumar o guarda-roupa é importante definir o que é essencial no seu vestuário e o que não precisa mais ser guardado, ganhando assim espaço e praticidade no seu dia a dia.

2)        Antes da calmaria, o caos

Tire tudo de dentro do armário e para ajudar na organização coloque as camisas, calças, shorts, saias, vestidos, roupas íntimas e outras peças em cima da cama de forma setorizada. Crie também uma fila de sapatos no chão.

Depois separe as roupas e sapatos em pilhas de “sim”, “não” e “talvez”. Analise peça por peça e crie novas pilhas com as que você irá manter, o que não se imagina usando e o que ainda está na dúvida.

Faça uma revisão das suas roupas e coloque em uma sacola grande as roupas e sapatos que não quer mais usar e destine para doação. Assim fica bem mais fácil de começar a organização. Se não souber onde doar, a Galvão Locações está recebendo doações de roupas e sapatos para a campanha do agasalho da Rede Solidária, basta entregar em sua loja.

Experimente as roupas da pilha do “talvez” e coloque na pilha do “sim” se ainda quiser mantê-las. Mas lembre-se: na próxima vez que organizar o guarda-roupa, avalie se valeu a pena guardá-las ou não.

3)        Limpeza é fundamental

Depois que seu armário estiver vazio e antes de guardar todas as roupas, aproveite para limpar todas as prateleiras e cantos. Passe um aspirador de pó nas gavetas e use um pano limpo para retirar toda a sujeira do armário.

Assim que seu armário estiver limpo e antes de guardar suas roupas, uma dica bacana é borrifar um desodorizante e deixar o produto agir com as portas abertas por 15 minutos. E caso o lugar onde você more seja úmido, coloque algum produto para combater o mofo em pontos estratégicos do guarda-roupa.

4)        Chegada a hora da arrumação

Com o guarda-roupa limpo e as roupas separadas, comece organizando as peças nos cabides apropriados para pendurar vestidos, saias, calças e jaquetas. Escolher o modelo certo de cabide vai evitar que sua roupa fique marcada ou deslize. As roupas mais delicadas, como vestidos de festa por exemplo, podem ficar dentro de sacolas para melhor conservação.

Pendure a roupa por tipos, criando uma zona imaginária dentro do seu armário para pendurar separadamente vestidos, calças e casacos, entre outras peças. Separe as gavetas, pensando onde guardar roupas íntimas, pijamas, roupas de banho e meias. Você também pode ter uma gaveta ou uma área para blusas e roupas de ginástica; e outra para roupas de frio, como moletons ou casacos.

Outra dica é guardar as roupas de acordo com as estações do ano. E lembre-se de colocar as roupas dobradas em camadas e não empilhadas, assim você vê o que está no fundo da gaveta.

5)        Hora de desfrutar do bem-estar

Quando você terminar a limpeza e a organização de seu guarda-roupa, escolher o que vestir no seu dia a dia será bem mais agradável. E outra dica é se lembrar sempre de ter a disciplina de colocar tudo em seu devido lugar, afinal você já teve o trabalho de encontrar um lugar especial para cada coisa sua, não custa nada se dedicar para manter essa ordem.

Por fim é só aproveitar que tudo está guardado no lugar, usar a criatividade e inovar o visual.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.