Animais de estimação em apartamento: 6 cuidados que você precisa ter

Os animais de estimação são comuns nas famílias brasileiras, mais de 59% dos lares possuem algum em casa. Porém, apesar de todo o amor que nutrimos por eles, muitas vezes é um grande desafio cuidar bem de nossos pets. Principalmente para quem mora em apartamento, que se depara com dificuldades devido a falta de espaço, regras de condomínio, entre outras coisas.

Mas fique calmo, há algumas atitudes simples que podem tornar seu apartamento um lugar melhor para seu bichinho ter uma vida mais feliz e saudável! Confira algumas delas abaixo.

Cuide da segurança de seu animal de estimação

Garantir a segurança de seu pet é essencial. Quem mora em apartamento ou em casas com mais de um andar, precisa ficar atento aos riscos que a altura oferece, principalmente para cães e gatos.

Proteja suas janelas com redes de segurança, grades, telas ou outros recursos que possam ajudar a evitar acidentes e manter seu amiguinho seguro.

Adapte o espaço para recebê-lo

Quem mora em apartamento nem sempre dispõe de espaço suficiente para cães. Os filhotes, por exemplo, são bem agitados e gostam de bastante espaço para brincar, por isso, reorganize os móveis da melhor forma possível. Além disso, eles costumam devorar tudo o que estiver a seu alcance. A nossa dica é optar por prateleira e armários fechados para manter os produtos perigosos fora de alcance.

Prepare um cantinho especial para dormir e deixar a comida. Com o tempo seu gatinho e cachorro vão aprender que aquele é o lugar para comer e dormir e criam uma rotina.

Se você tem um passarinho de estimação, o ideal é posicionar a gaiola em um local fresco, arejado e onde tenha a presença de sol.

Pequenas mudanças em seu lar podem contribuir para o bem-estar de seu animal de estimação.

Não deixe seu bichinho muito tempo sozinho

Os animais de estimação precisam de nossa atenção, e passar muito tempo sozinhos pode deixá-los estressados, causando barulhos e muita bagunça em casa.

Dica especial: Deixe sempre algo para que ele possa brincar sozinho. Veja qual é o seu brinquedo preferido e deixe em um local que ele possa encontrar.

Faça atividades para aliviar o estresse

Espaços pequenos podem deixar seu animal nervoso. Dar uma voltinha em um parque próximo de sua casa pode ser de grande ajuda para diminuir a agitação de seu cãozinho.

Mesmo que você tenha uma rotina muito corrida, reserve um tempinho para fazer outras atividades, 30 minutos de brincadeira no quintal ou sacada já é o suficiente. É importante que seja algo que o animal se movimente bastante para evitar o sobrepeso.

Aposte em brinquedos como mordedores, ossinhos ou brinquedos que liberam comida, pois são ótimos para aliviar o tédio de seu cãozinho, principalmente se ele passa muito tempo sozinho.

Lembre-se que os gatos também precisam aliviar o estresse, para eles o indicado é deixar um arranhador disponível para que se exercitem um pouco durante o dia.

Assim como os humanos, os animais também precisam realizar exercícios para se distrair e manter a saúde em dia.

Cuide bem da limpeza

Manter a higiene do local é extremamente importante, pois além de evitar odores desagradáveis no ambiente, previne que seu bichinho contraia diversas doenças. Lembre-se de limpar o espaço sempre que necessário.

Para facilitar seu dia a dia, você pode utilizar tapetes higiênicos ou caixa de areia que ajudam no treinamento de cachorros e gatos para fazerem suas necessidades em um lugar específico.

Além disso, é necessário lavar os brinquedos frequentemente, assim como o comedouro e bebedouro de seu pet.

Aprenda alguns truques de adestramento

Você não precisa ser um mestre em adestramento, mas alguns comandos básicos como “senta” e “quieto” podem ser muito úteis para ajudar a lidar com seu cãozinho quando ele quiser fazer bagunça tarde da noite ou em um local inapropriado.

Os cães mais novos são mais fáceis de serem adestrados, mas se o seu animal de estimação já tiver uma certa idade, considere a ajuda de um profissional.

Garantir o bem-estar de nossos animais é importante para que eles tenham uma vida saudável e feliz, além disso, temos uma recompensa maravilhosa: seu amor incondicional.

Gostou de nossas dicas? Então continue em nosso blog e leia nosso post sobre animais de estimação em condomínio: dicas para a boa convivência.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.