Imovel_comercial_para_alugar

Saiba o que avaliar ao alugar um imóvel comercial

Escolher um imóvel não é tarefa fácil, pois alugar requer muito cuidado e precaução. E quando se trata de alugar um imóvel comercial, você precisa ter atenção em dobro!

A busca pelo lugar ideal para seu negócio exige a avaliação de aspectos como: localização e características da região; demandas e necessidades da sua empresa; valor do aluguel; documentação do imóvel; entre outros fatores que vamos abordar melhor abaixo.

Veja a seguir nossos conselhos sobre o que avaliar ao alugar um imóvel comercial.

Avalie a localização

A localização é um dos principais fatores a ser avaliado. Leve em consideração se o local é acessível para o cliente, funcionários e fornecedores. Dessa forma, você evita dificuldades no deslocamento e custos maiores.

Antes de fechar o contrato avalie o acesso por meio de transporte público e se a rua tem vagas disponíveis para carros ou estacionamento próximo.

Também é importante observar o estilo da vizinhança. É um bairro com muitos comércios? Os moradores da região possuem o poder aquisitivo necessário para se tornar um cliente? Verifique quais são os concorrentes e se o bairro é movimentado o suficiente.

Quando não se trata do aluguel de salas em grandes centros comerciais, é importante garantir uma boa visibilidade para seu negócio. Avalie se há algo que esconda a fachada da sua empresa, se há possibilidade de instalar uma placa etc.

Conheça as necessidades e demandas do seu negócio

A escolha do imóvel precisa estar de acordo com as necessidades de demandas de seu negócio. Por isso, nossa dica é identificar a necessidade principal e buscar somente por imóveis que se encaixem no que é preciso.

Isso ajuda a reduzir custos e investir em coisas que podem trazer mais benefícios para a empresa.

Leve em consideração o tamanho da equipe, o espaço necessário para estoque, número de salas e se o imóvel conta com área para carga e descarga de produtos.

Lembre-se de conferir os serviços oferecidos na região que são essenciais para o bom funcionamento de sua empresa, como internet, energia, serviços de telefonia, saneamento básico etc.

As opções disponíveis são muitas, mas nem todas vão atender às suas necessidades. Por isso tenha foco e analise com paciência cada item na hora alugar um imóvel comercial.

Compare os preços da região

Antes de escolher o imóvel que vai receber seu negócio avalie se o valor do aluguel é justo. Pesquise o preço médio da região, em busca de imóveis com o mesmo estilo e metragem que você deseja, assim você terá certeza de que não está investindo além do necessário.

A internet é uma ótima ferramenta para pesquisar valores de aluguel. Visite sites especializados, como o da Galvão Locações, que oferece um filtro de pesquisa por tipo de imóvel e bairro desejado.

Veja se a documentação do imóvel comercial está em dia

Este é um dos pontos mais importantes ao alugar um imóvel comercial. Diferente do residencial, este tipo de local precisa de algumas documentações que autorizam o funcionamento e o desenvolvimento de atividades no imóvel.

Há alguns documentos que você precisa solicitar ao proprietário, como o laudo de vistoria do corpo de bombeiros (que dependendo do tipo de comércio a ser instalado, precisará de uma nova vistoria do Corpo de Bombeiros), o laudo de vistoria elétrica (exigido em algumas regiões), entre outros que podem ser exigidos de acordo com as leis de seu município. Verifique o site da prefeitura de sua cidade para conferir todas as exigências.

Outra documentação importante que você precisa verificar é o alvará de licença comercial (de responsabilidade do inquilino). Somente após confirmar a validade, é que você poderá dar continuidade ao processo de locação, seguindo para a avaliação do contrato e vistoria do imóvel.

Verifique o estado do imóvel

Depois de concluir que o imóvel atende às necessidades de seu negócio, é preciso avaliar o estado do espaço. Principalmente se já tiver sido alugado anteriormente.

Veja a necessidade de reforma, e se houver, fique atento a quanto tempo e dinheiro você precisará investir para chegar às condições ideais.

Muitas vezes toda a atenção vai para a estética do local, mas também é preciso verificar as condições da parte hidráulica, instalações elétricas e problemas com umidade e mofo para evitar dores de cabeça e custos maiores.

Certifique-se de que existe vistoria antes de assinar o contrato de aluguel, esse procedimento não é obrigatório, mas é essencial para garantir a segurança do proprietário e do inquilino do imóvel comercial.

Avalie o contrato com cautela

Na hora de assinar o contrato é muito importante avaliar período de duração. O tempo ideal pode variar de negócio para negócio, quem está em fase de teste deve evitar contratos muito longos, já quem possui uma empresa consolidada e está seguro na escolha pelo local, pode apostar em contratos com cerca de 5 anos de duração.

Períodos muito curtos podem não ser vantajosos quando você realiza uma boa reforma no local para deixar tudo com a cara da sua empresa. Além disso, com uma vigência de contrato maior é possível negociar as taxas de reajuste para um valor mais acessível.

Tenha cautela, o contrato sempre precisa ser por escrito, evite acordos feitos com base apenas na palavra. E para ter mais segurança, conte com a ajuda de uma imobiliária experiente, que ofereça consultoria jurídica e garanta um contrato seguro para todas as partes.

Leia também: Benefícios de alugar imóvel com uma imobiliária

Essas foram as nossas dicas para alugar um imóvel comercial. Lembre-se de avaliar os pontos fortes e fracos com cuidado e paciência, calcule os custos e veja qual imóvel lhe oferece o melhor custo/benefício, seguindo nossas dicas com certeza você fará a escolha certa!

Você tem mais alguma dica que deseja compartilhar conosco? Deixe nos comentários!

Um comentário sobre “Saiba o que avaliar ao alugar um imóvel comercial

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.