Topo_Blog_VivaMelhor_ampliar_ambientes_pequenos_Galvao

Como usar espelhos para ampliar ambientes

Você tem a sensação de que sua casa é muito pequena? Saiba que existem alguns truques que podem dar a sensação de que o espaço é bem maior.

Os espelhos são ótimos para essa finalidade! Eles são versáteis, podem ser usados em diversos ambientes e com várias combinações. Além de valorizar o espaço e dar aquele toque especial na decoração, você garante um ambiente mais leve e amplo.

Confira nossas dicas para saber quais são os melhores lugares para instalar espelhos e como usá-los a seu favor!

Fique atento ao que será refletido

É essencial ficar atento aos objetos refletidos pelo espelho, ele precisa estar em um local estratégico para destacar algo que agregue beleza ao seu ambiente. Você pode usar flores e vasos decorativos para compor a decoração, e lembre-se de manter tudo organizado e limpo para evitar um visual bagunçado.

Evite exageros

Os espelhos são maravilhosos, mas é preciso manter o equilíbrio para não sobrecarregar o ambiente e deixá-lo desconfortável. Apenas um local em destaque é o suficiente.

Explore toda a iluminação natural

Se a sua casa tiver janelas e portas que permitam a entrada de luz natural, use isso a seu favor. Instale o espelho de modo a refletir essa iluminação, um ambiente claro é essencial para criar a sensação de amplitude.

Espelhos no quarto

Além de ajudar na hora de se arrumar, os espelhos servem como elementos decorativos, tornando o ambiente mais bonito.

Há alguns truques para usá-los em quartos pequenos como: instalar espelhos na cabeceira, cômodas e nas portas dos armários.

Evite usá-los em frente a sua cama, pois pode causar desconforto na hora de dormir.

O quarto é um ambiente que pede calma e conforto, por isso deve-se evitar exageros. Veja algumas fotos para inspirar você!

Espelho usado na parte superior da cama para ampliar e decorar o ambiente com muito charme!
Quarto com espelho na lateral da cama.
Quarto pequeno com guarda-roupa todo espelhado.

Espelhos na cozinha

As cozinhas, costumam não ser tão generosa no espaço, por isso precisamos caprichar na organização e usar alguns truques para fazer o ambiente parecer maior. Ter espelhos na cozinha pode dar um certo trabalho, por se tratar de um ambiente úmido e frequentemente com gordura, exigirá que você dedique um tempo a mais a limpeza. Portanto evite colocá-los próximos ao fogão para evitar sujeira.

Se você for um amante de espelhos e quiser usá-los na sua cozinha, pode optar por armários com portas espelhadas ou instalar em cima de bancadas. Veja algumas formas de usá-los!

Espelhos acima da bancada da cozinha.
Espelho na bancada central.
Ambientes integrados podem ter espelhos que vão desde a cozinha até a sala de jantar.
Armários com portas espelhadas são uma boa pedida.

Espelhos na sala

Ambientes como sala de estar e hall são ótimos para adicionar espelhos, pois permitem seu uso de diversas formas, deixando-os sofisticados para receber as visitas. Aposte em uma boa iluminação e terá uma ótima combinação.

Na sala é preciso avaliar a posição em que o espelho será instalado. Tome cuidado para evitar que o reflexo das lâmpadas atrapalhe a visualização da televisão.

A dica é instalar espelhos na lateral do sofá e do painel de TV, montar uma parede espelhada no hall ou criar mosaicos com tamanhos variados. Se você não tem uma parede disponível e deseja ampliar ambientes, pode revestir os móveis com espelho, isso dará a sensação de um espaço maior e irá destacar os objetos decorativos.

Espelho acima ou abaixo do painel cria um detalhe elegante.
Parede revestida com espelho na sala.
Espelhos na lateral do painel de TV.

Espelhos no banheiro

Pequenos detalhes podem ajudar a criar a sensação de amplitude no banheiro, que costuma ser o menor cômodo da casa. Os espelhos são sempre bem-vindos e indicados para desempenhar essa função.

Para acertar na decoração faça uma composição com espelhos sobre a bancada ou escolha modelos inteiros para sua parede. Uma boa opção é usar um espelho vertical da largura da bancada que se prolongue até o teto, esta é uma escolha infalível!

Veja algumas fotos de banheiros com espelhos para se inspirar!

Espelho na bancada do banheiro.
Armários com portas espelhadas no banheiro .
Espelho do chão ao teto instalado entre a pia e o vaso sanitário.
Banheiro com espelhos na bancada e portas dos armários.

Estas são apenas algumas dicas que podem deixar seu lar mais confortável, temos outro material que pode ajudar quem mora em imóvel com pouco espaço.
Confira – Apartamento pequeno: 5 dicas para aproveitar espaço.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.