5 dicas para escolher um apartamento

Quando estamos em busca de um novo lugar para morar há muitas variáveis para se levar em consideração. É necessário encontrar um imóvel confortável e que se encaixe no orçamento familiar.

Durante a procura, é comum considerar as facilidades que esperamos encontrar no bairro como: os benefícios que o condomínio oferece, a distância do trabalho, a segurança da localidade, enfim…. Dentre tantas coisas para se avaliar, é comum esquecer algum detalhe e ter que conviver com a sua escolha até o fim do período de locação (a menos que você esteja disposto a pagar uma multa rescisória por término antecipado do contrato de aluguel, o que vai gerar custos adicionais no seu orçamento).

Por isso, nós da Galvão Locações, listamos algumas coisas que você deve considerar ao escolher seu novo lar. Fique atento!

1. Avalie o tamanho do apartamento

Além de influenciar no valor do aluguel, o tamanho do imóvel também afeta sua rotina e qualidade de vida. É essencial definir suas necessidades para priorizar os espaços mais importantes e investir nisso.

Por exemplo, se você trabalha em casa é essencial ter um cômodo ou espaço reservado para isso. Quem tem amor pela cozinha deve avaliar se o imóvel já possui armários instalados ou se o espaço disponível é ideal para montar a cozinha dos sonhos.

Outro questionamento importante é: você recebe muitas visitas? Se a resposta for sim, certamente você precisa escolher um apê com peças amplas para receber seus amigos confortavelmente.

2. Escolha a localização de acordo com sua rotina

Um apartamento bem localizado é o objetivo de todos. Tenha em mente que uma boa localização é definida conforme a sua rotina.

Para um casal com filhos, é interessante morar em um local seguro, perto de escolas e praças. Já para um solteiro, a localização ideal pode ser próxima a locais que ofereçam entretenimento e opções de lazer. Quem é universitário pode considerar alugar um apartamento próximo à faculdade, para facilitar o dia a dia.

Mercados, farmácias, shoppings e comércios em geral são alguns pontos a serem considerados para avaliar a infraestrutura da região. Além disso, se você depende do transporte público, lembre-se de verificar a distância para chegar ao ponto de ônibus.

A segurança também é um fator essencial na escolha da localização, confira se há policiamento na região e se a rua é bem iluminada durante a noite.

Dica Especial: Visite o bairro em que o prédio está localizado, isso é fundamental para conhecer melhor a dinâmica da vizinhança.

Leia também: Qual o bairro em Curitiba é ideal para você?

3. O local oferece a comodidade que você deseja?

A comodidade proporcionada pelo condomínio, sem dúvida, é uma das principais vantagens de se morar em um apartamento. Avalie o que é interessante e útil na rotina de sua família para a escolha dos serviços ideais. Segurança 24h, áreas de lazer, piscina, salão de festas, área fitness, espaço kids e lavanderia são apenas algumas das facilidades que se pode encontrar.

4. Leve em conta a incidência do sol

Muitas pessoas deixam isso passar, mas a posição do sol é algo que deve ser considerado – principalmente em Curitiba! – na hora de escolher seu apartamento. Um ambiente arejado e ensolarado é ideal para evitar problemas com fungos e mofos. Além disso, ter uma sacada que receba luz solar é ótimo para quem cultiva plantas.

Dica especial: observe o andar do apartamento e a sua relação com os prédios vizinhos, pois em alguns casos, pode haver uma edificação muito grande ao lado, que impede a chegada da luz do sol ao ambiente.

5. Considere a ajuda profissional

Como você já percebeu, são muitos fatores a se considerar. Por isso, nem sempre é uma tarefa fácil, além de exigir tempo de procura pelo imóvel perfeito para você. Por isso, uma boa alternativa é contar com o auxílio de um consultor de imóveis. Esse profissional pode ser de grande ajuda, principalmente para pessoas que possuem uma rotina corrida.

O consultor irá avaliar todas as características que você deseja e selecionar os imóveis que combinam com seu perfil. A grande vantagem é que o tempo de procura diminui, você recebe um atendimento personalizado e conta com auxílio nas documentações necessárias para locação.

Gostou das nossas dicas? Confira outros posts que podem lhe interessar:

Precisa de ajuda para alugar um imóvel? Conte com a imobiliária Galvão Locações, temos uma equipe pronta para lhe indicar as melhores opções de imóveis em Curitiba e região.

Um comentário sobre “5 dicas para escolher um apartamento

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.