Apartamento pequeno: 5 dicas para aproveitar espaço

Apartamentos pequenos são cada vez mais comuns em grandes cidades. Por isso, quem busca um local grande para morar enfrenta algumas dificuldades para encontrar.

Muitas pessoas preferem um imóvel amplo pelo conforto e possibilidades que pode oferecer. Mas se você mora em casa ou apartamento pequeno, pode usar alguns truques para trazer mais conforto e praticidade para o seu lar!

O maior desafio de quem mora em um imóvel pequeno é adaptá-lo às suas necessidades e preferências, aproveitando o espaço da melhor maneira possível. Por isso, listamos 5 dicas que podem fazer toda a diferença na hora de organizar e decorar o apê, além de dar aquele toque de conforto e aconchego.

Use Espelhos

O uso do espelho é um truque bem antigo, mas nunca falha! Ele amplia o ambiente, dando a sensação de que o local é maior. Os espelhos deixam o apartamento bem charmoso, podem ser aplicados em uma parede inteira, como revestimentos de móveis ou em lugares estratégicos, como a sala de estar.

O segredo para acertar é evitar excessos, escolha apenas uma parede para destacar, e lembre-se de usar peças que se encaixem com a decoração do ambiente.

Confira essas imagens abaixo.

decoração com espelho em apartamento pequeno
decoração com espelho em quarto pequeno
decoração com espelho em sala de jantar

Móveis Multifuncionais

Em ambientes pequenos não dá para ter todos os móveis que gostaríamos, por isso uma boa opção para otimizar espaço são os móveis multifuncionais. São aqueles que possuem mais de uma função e mudam de acordo com suas necessidades. Os mais comuns são sofá cama, mesas portáteis, escadas com gavetas e camas com gavetas.

moveis multifuncionais cama baú
moveis multifuncionais mesa
moveis multifuncionais prateleiras na escada

Cores Neutras

As cores neutras também são grandes aliadas para dar a sensação de amplitude, pois ajudam a manter o ambiente iluminado. As cores vibrantes podem aparecer em pequenos objetos ou detalhes na parede, mas a dica é apostar nos tons como nude, branco e cinza para predominar na decoração.

decoração_casa_pequena_cores_neutras_cozinha_pequena
decoração_apartamento_pequeno_cores_neutras_sala
decoração_casa_pequena_cores_neutras_quarto_pequeno

Ambientes Integrados

Eliminar as paredes é uma ótima opção para criar uma visão mais ampla no apartamento. Você pode delimitar os cômodos utilizando móveis baixos ou vazados para evitar barreiras visuais. Esqueça as paredes!

Além disso, integrar ambientes é uma tendência e ajuda bastante no aproveitamento de espaço em imóveis pequenos.

ambientes integrados
ambiente integrado em apartamento

Móveis Verticais

A regra de ouro é aproveitar todos os espaços possíveis, por isso vale muito a pena optar pelos móveis verticais, que utilizam toda a altura do pé direito.
Explore a verticalidade do seu ambiente para decorar ou acomodar os objetos que não cabem mais nos armários. Você pode optar por móveis planejados que usam todo espaço disponível ou pode fazer combinações de prateleiras e nichos.

apartamento pequeno

Curtiu nossas dicas? Agora é só colocar em prática e tornar seu apartamento mais confortável e aconchegante!

Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.