O verão chegou e as férias também! Se você está pensando no que fazer ou onde levar a criançada para soltar a energia e curtir cada minutinho das férias, listamos alguns parques de Curitiba que você pode visitar e levar os pequenos para brincar, se divertir e fazer um programa diferente nos dias ensolarados. Então, aproveite este post, pegue os brinquedos das crianças e vamos lá!
Conhecendo a capital ecológica
Curitiba é conhecida como Capital Ecológica por seu cuidado com o meio ambiente e sua exuberante área verde, oferecendo mais contato com natureza no o dia a dia de seus moradores.

Queridinhos dos curitibanos e estampados na maioria dos cartões postais da cidade, os parques e bosques são o destino preferido nos finais de semana ensolarados, seja para fazer um piquenique, passear com os cachorros ou para fazer exercícios e caminhada.
Vamos conhecer alguns?
Parque Barigui – o mais procurado
Aos finais de semana, o Barigui é um dos parques mais procurados e recebe centenas de visitantes, seja para praticar esportes, para curtir um churrasco no domingo ou apenas para uma caminhada. O parque também possui pista de patinação e aeromodelismo, canchas esportivas e parquinho infantil. Ah! Aproveite para visitar o Museu do Automóvel de Curitiba, que fica no parque, é incrível!
O Parque Barigui é um dos parques mais procurados… para a prática de exercícios físicos
Parque Lago Azul – sossego e beleza
O Parque Lago Azul, foi restaurado e modernizado para receber visitantes e tem se tornado um queridinho por quem mora na redondeza. Entre os seus atrativos está um mirante de madeira, que proporciona uma bela vista geral do lago.
O parque também possui churrasqueiras em seu entorno para curtir o final de semana com a família, um parquinho de troncos para divertir as crianças e uma academia ao ar livre para quem gosta de se exercitar.

Jardim Botânico – uma beleza inspiradora
Uma das primeiras coisas a fazer ao chegar ao Jardim Botânico, é passear pelos belos jardins no estilo francês e visitar a estufa climatizada que mantém espécies da Floresta Atlântica. A combinação do belo jardim no estilo francês, com a famosa estufa envidraçada e o pôr do sol no final da tarde compõem uma paisagem inspiradora e já vale a visita! No Jardim das Sensações você pode ver, tocar e sentir o aroma de 50 plantas em diferentes cores, aromas, cheiros e texturas.
O Jardim Botânico é um dos cartões postais da Cidade, e por isso, parada obrigatória para quem está visitando Curitiba.

Parque Tanguá – o queridinho de todos
O Parque Tanguá destaca-se por suas belas paisagens. Os dois lagos, o túnel artificial, a vista do mirante e a belíssima cascata de 65 metros de altura são as maiores atrações do parque. Além de contemplar toda sua beleza, você também pode utilizar a pista de cooper e a ciclovia para fazer exercícios ou passear com as crianças.

Parque Tingui – beleza, história e cultura
O passeio ao Parque Tingui é com certeza uma experiência enriquecedora. Lá está o Memorial Ucraniano, um conjunto de construções típicas, onde é possível conhecer um pouco sobre o artesanato característico da Ucrânia. Após a visita ao Memorial, aproveite para passear pelo parque, ele possui lagos, trilhas e quadras para praticar esportes como futebol, basquete e vôlei. Ou então, você pode estender uma toalha no gramado e fazer um belo piquenique.
Memorial Ucraniano no Parque Tingui
Bosque João Paulo II – o bosque do Papa
Com 48 mil m², o Bosque do Papa é perfeito para caminhadas tranquilas e leves. O Memorial da Imigração Polonesa, que abriga casas típicas polonesas enfeitadas com muitas flores, faz o passeio pelo bosque ser ainda mais encantador. Dentro das casas encontra-se um pouco da história e cultura dos imigrantes poloneses.
Se estiver com tempo, aproveite e complemente o seu passeio com uma esticadinha até o Museu Oscar Niemeyer, o MON, que fica bem próximo ao Bosque.

Passeio público – o mais antigo
O primeiro parque e zoológico da cidade, hoje abriga apenas animas de pequeno porte e um aquário, mas ainda assim vale a pena a visita para um agradável passeio de pedalinho e um bom sorvete para refrescar. O Passeio Público também é ótimo para caminhadas leves ou para passeios de bicicleta.

Bosque Reinhard Mack – um pouco de aventuras
No Bosque Reinhard Maack, você vai se encantar em uma aventura entre brinquedos e aprendizado. Conhecido anteriormente como Bosque dos Escoteiros, o local possui uma Trilha, composta por 16 brinquedos de madeira, o que faz dele um lugar diferente dos outros e ideal para as crianças gastarem energia.
No trajeto encontram-se brinquedos como trampolim, gangorra, salto, muralha, travessia, teleférico,escalada, túnel, escorregador, mirante e argola. Se você visitar este parque,certamente vai ter um dia cheio de diversão!

Bosque Alemão – encanto e magia
O Bosque do Alemão é um ótimo lugar para levar as crianças. Um percurso de painéis de azulejo no meio da mata, conta a história de João e Maria e leva até a Casa da Bruxa, que funciona como uma biblioteca de livros infantis e diariamente acontece a “Hora do Conto”,onde bruxas e fadas fazem uma leitura teatral de contos infantis.
Durante o dia o bosque é bastante movimentado, mas ao final da tarde, o local é
ideal para quem deseja um ambiente mais tranquilo para passear.
Portal do Bosque Alemão Percurso conta a história de João e Maria
Dica Especial: utilize a Linha Turismo
Se você ficou indeciso e não sabe qual passeio fazer primeiro, vamos te dar mais uma dica. A Linha de ônibus de Turismo de Curitiba circula pelos principais pontos turísticos da cidade, entre eles 10 parques e bosques. O visual do ônibus panorâmico já é uma atração por si só! Para embarcar, basta comprar uma cartela com 5 tíquetes, o que dá direito a um embarque e 4 reembarques.

Gostou das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários quais desses parques você já visitou!
E se você curtiu esse post, indicamos que você também leia estes:
- Fotos mostram Curitiba de um outro ângulo
- Guia Cultural: museus de Curitiba que você precisa conhecer!
- Lugares para curtir sozinho em Curitiba
Comentários