plantar tempero em apartamento

Horta em apartamento: saiba como ter a sua

Já pensou em ter uma hortinha em seu apê? Cultivar suas plantinhas em casa é muito prazeroso e pode se tornar um excelente hábito. Mas aí você se pergunta: Como vou ter uma horta em apartamento? Muita calma nessa hora, pois não precisa se desesperar. Atualmente muitas pessoas optam por horta ou jardim vertical, além de ajudar na decoração, deixando o ambiente mais lindo e aconchegante, você ainda tem à sua disposição ingredientes fresquinhos para usar ao preparar suas receitas.

Confira nossas dicas e comece a cultivar sua horta em casa.

Como ter a minha horta vertical?

As hortas verticais são práticas e bonitas, perfeitas para locais onde há pouco espaço, como apartamentos pequenos. Você só precisa ter uma parede disponível, onde incida sol pelo menos três horas por dia, para manter suas plantinhas saudáveis.

Há vários modelos de horta vertical, você pode escolher um que se encaixe melhor no espaço livre, combine com seu estilo de decoração ou conforme o orçamento disponível.

Você pode utilizar painéis de pallets (que são uma opção bem econômica), vasos suspensos, prateleiras, fazer vasos de garrafas PET, utilizar placas de deck, entre outras alternativas. Em lojas especializadas em jardinagem é possível encontrar painéis de fibra de côco, eles já são prontos para instalar, basta medir a área disponível para sua horta e escolher o seu.

Se você tiver um pouquinho mais de espaço, pode optar por caixotes de pallets ou estantes maiores, que também ficam lindas e dão um charme a mais no seu apê.

horta em apartamento com pallet

A instalação varia de acordo com o tipo escolhido, por isso listamos algumas coisas que podem ser úteis para lhe ajudar nessa empreitada: trena, Lápis para fazer marcações, chave de fenda, buchas e parafusos, furadeira, braçadeiras ou ganchos metálicos e vasos.

O que posso plantar?

A melhor coisa de ter uma horta em apartamento é poder plantar diversos tipos de hortaliças e temperos. Mas, quem é jardineiro de primeira viagem sempre fica em dúvida com relação a qual planta cultivar. Por isso vamos indicar algumas relativamente fáceis de cuidar e que possuem crescimento rápido. Os temperos, por exemplo, sempre são uma boa opção para começar e você pode usá-los no seu dia a dia.

Algumas opções são: coentro, manjericão, hortelã, salsinha, sálvia, cebolinha, alface, tomate-cereja, rúcula, orégano, tomilho, couve-folha e alecrim.

plantar temperos em apartamento

Inspirações de horta em apartamento

Reutilize pallets

Horta com pallet

Pallets em formato de caixa também ficam lindos!

caixas de pallet

Libere a criatividade ao combinar tubos PVC e pinte com sua cor favorita!

horta vertical com tubo PVC

As placas de deck são práticas e dão um toque especial na decoração

horta vertical com placas de deck

Prateleiras são perfeitas para quem deseja economizar espaço!

horta com prateleiras

Painéis de arame ajudam a fixar os vasos com mais facilidade

horta vertical com painel de arame

Se você não tiver sacada, pode montar sua horta na janela da cozinha

horta em apartamento cozinha

Ou até mesmo na parede, basta ter um pouco de luz natural!

horta vertical na cozinha

Gostou de nossas dicas? Você pode continuar em nosso blog e aprender como decorar sua varanda.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.