meu primeiro apartamento

Meu primeiro apartamento: dicas para se instalar sem problemas

Chegou a hora da sua primeira mudança, um momento de desafio e questionamentos. Aí que você se pergunta: o que é fundamental no meu primeiro apartamento? Afinal, é provável que você entre em lojas de decoração e utensílios domésticos e fique desejando tudo. Mas não é bem assim, é preciso ir com calma.

Abaixo a Viva Melhor te dá uma mãozinha com dicas para tornar essa empreitada um sucesso e deixar sua moradia com cara de lar perfeito:

ANTES DA MUDANÇA

Orçamento rigoroso: assim você terá consciência do que pode ou não pagar. “Sempre haverá despesas como aluguel, condomínio, gás, luz, água, internet, mercado, farmácia, transporte e, claro, entretenimento”, afirma Luciana Gasperin, coordenadora de atendimento da Galvão Locações.

Familiarize-se com o bairro: “Procure imóveis que sejam próximos a todas as necessidades do seu dia a dia e a rotina de faculdade e trabalho. Também é importante ter boas opções de transporte público. Com o bairro escolhido é hora de descobrir escolas, panificadoras, supermercados, parques e outros serviços”, aconselha Marise Hartmann, gerente executiva da Galvão Locações.

Verifique as características do imóvel: onde estão os bocais, encanamentos e tomadas? Está tudo em dia ou a imobiliária pode te ajudar com algum reparo?

Serviços extras: lembre-se de contratar com antecedência (algum serviço pode atrasar) do que não fizer parte do condomínio como internet, eletricidade, gás ou água.

meu primeiro apartamento

Faxina: com o imóvel ainda vazio de uma atenção especial para o chão, banheiros e cozinha – e tente manter tudo assim.

DURANTE A MUDANÇA

Aproveite espaços: invista em móveis com diferentes funções como sofá-cama e camas baú. Utilize também a parte de cima dos armários, debaixo da cama e prateleiras. Acomode objetos em cestos e caixinhas.

Itens mais caros: Se forem peças mais duradouras e de qualidade, não há motivos para não adquirir.

Fique de olho: é nas promoções, brechós, vendas de garagem e casa de parentes que você pode encontrar itens baratos e de boa qualidade.

Decoração: coloque memórias especiais, são elas que te ajudarão em momentos de solidão. O DIY também é uma opção, crie e customize seus próprios objetos.

meu primeiro apartamento

Listas: Anote tudo o que precisa ser feito ou comprado para que se sinta confortável. Inclua itens de supermercado, utensílios e móveis.

Peça ajuda: sempre que precisar convoque reforços, não é vergonha, mesmo se não fosse seu primeiro apartamento!

Móveis: evite proporções maiores que o espaço oferecido. “Móveis planejados te ajudam a conseguir o melhor aproveitamento do espaço, sem esquecer de respeitar uma circulação adequada, para garantir ergonomia e conforto”, afirma Melri Toporowicz Soares, vendedora da Squadro Móveis.

Quarto: o ideal é que haja no mínimo 50 a 70 centímetros para circulação de cada lado da cama. Quanto ao guarda-roupa, é preciso, pelo menos 80 cm a 90 cm para não impedir a abertura de gavetas.

Cozinha: “Na cozinha, é necessário prever eletrodomésticos de dimensões adequadas para o apartamento, que não sejam maiores do que o espaço comporta, e que permitam aproveitar o espaço com mais armários. Também é necessário considerar uma disposição correta dos eletros e armários, de forma que garantam segurança nas atividades do dia a dia”, assegura Melri.

meu primeiro apartamento

Sala: invista no conforto. Os modelos de sofá retráteis estão em alta. Também evite colocar a TV em frente a uma janela para não ter reflexo na tela. E, claro, a altura e disposição da TV devem estar de acordo com a altura dos olhos da pessoa.

Chá de casa nova: organize um evento para familiares e amigos com uma lista de suas necessidades, do barato ao caro. O que vier é lucro.

Iluminação: ela irá influenciar na percepção das cores do cômodo e na sensação que deseja transmitir.

meu primeiro apartamento

APÓS A MUDANÇA PARA O PRIMEIRO APARTAMENTO

Limites: “Liberdade não é sinônimo de bagunça. Lembre-se que é você quem vai ter que lavar a louça, limpar a casa e juntar o lixo – e tudo isso sozinho. Respeite também as reclamações dos vizinhos e a lei do silêncio antes das 8h e após as 22h”. adverte a coordenadora de atendimento da Galvão.

Ainda assim, é hora de aproveitar o seu espaço e a vida nova no seu primeiro apartamento. Agora, me conta: as dicas foram úteis?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.