Saiba quais são os exames necessários em cada faixa etária

Entre os objetivos dos check-ups de rotina está o bem-estar durante todas as fases da vida.

Saúde(5)

Os exames servem como forma de monitorar o funcionamento do organismo e devem ser realizados anualmente, exceto quando há alguma outra indicação médica especifica.

“A realização dos exames preventivos permite conhecer a condição atual de saúde de cada paciente e é importante para direcionar a manutenção, para termos a certeza de que estamos no caminho certo. Eles também são importantes para a detecção precoce de eventuais doenças, nos permitindo direcionar o melhor tipo de tratamento”, explica a Dra. Aryadne Oikawa, médica especialista em cirurgia geral, cirurgia plástica e pós-graduanda em Nutrologia.

De acordo com a Dra. Aryadne, problemas cardiovasculares, alterações hormonais, diabetes, além de doenças como câncer, estão listados entre as instabilidades que podem ser detectadas através do check-up. Além disso, os resultados dos exames permitem que os médicos direcionem mudanças – físicas, alimentares e rotina de estresse – nos hábitos dos pacientes, resultando em melhor qualidade de vida.

A Dra. Aryadne informa que na infância geralmente os exames preventivos incluem somente a rotina laboratorial. Já na vida adulta é incluída uma avaliação cardiológica adequada, além da análise ginecológica para as mulheres e urológica para os homens. Vale ressaltar que o check-up é muito parecido para ambos os sexos.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em novembro de 2016 mostra que os homens ainda são a parcela da população que menos procura os serviços de saúde de maneira preventiva. Os dados apontam que 31% ainda não têm o hábito de ir ao médico e que desses, 55% afirmam que não precisam. Ou seja, continua sendo importante reforçar a conscientização da população para a importância da prevenção.

A médica esclarece que no check-up de rotina, geralmente não são realizados exames invasivos. “Tais procedimentos são feitos caso haja a detecção de alguma alteração nas avaliações do dia a dia. Por exemplo, uma cintilografia miocárdica será realizada se houver alteração no teste ergométrico”.

Veja a seguir a lista de exames necessários de acordo com a sua faixa etária:

Saúde(1)
Saúde(2).jpg

Saúde(3)

Saúde(4)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.