museus_em_curitiba

Guia Cultural: museus em Curitiba que você precisa conhecer

A capital paranaense tem diversas opções para os amantes das artes visuais. Por isso, nesse espaço, a Revista Viva Melhor selecionou algumas delas para você. São museus em Curitiba e outros locais dedicados à cultura e à história. 

Isso porque você talvez ainda não saiba que Curitiba tem um dos museus entre os 20 mais bonitos do mundo (aham!). Além disso, tem opção para todos os gostos, curiosidades e muita programação gratuita. Prepara e confira:

Museu da Imagem e do Som

No Museu da Imagem e do Som (MIS) estão importantes acervos sobre a música e a cinematografia paranaense. São discos, CDs, fitas VHS, filmes em película, além de um importante acervo fotográfico. O visitante pode ainda usufruir de um acervo de livros, catálogos, revistas, etc., com informações sobre esses temas. Ele não pode ficar fora da sua agenda cultural de Curitiba!

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro
(41) 3351-6688/ 3351-6682
www.mis.pr.gov.br

museus_em_curitiba
Foto: Kraw Penas

Museu Alfredo Andersen

O espaço é dedicado à obra de Alfredo Andersen, considerado o “pai da pintura paranaense”. Nele estão expostos objetos, fotos, documentos e obras de arte do pintor e seus discípulos. O museu também possui espaços para exposições temporárias, e é voltado para cursos e oficinas na área das artes, ofertados ao público pelo seu Atelier de Arte.

Rua Mateus Leme 336 – Centro
(41) 3222-8262/ 3323-5148
www.maa.pr.gov.br

museus_em_curitiba
Foto: Kraw Penas

Museu Paranaense

O Museu Paranaense (MP) é um dos mais significativos museus do Paraná. Inaugurado em 1876, é o primeiro museu criado no Estado e um dos mais antigos do Brasil. Possui importante acervo na área da antropologia, arqueologia e história. Atualmente está sediado no Palácio São Francisco, que foi sede de governo. Este museu oferece ao público uma trajetória da ocupação do território paranaense, por meio de fotos, objetos e documentos, destacando fatos, modos e costumes. O local deixa o visitante deslumbrado com seu rico acervo.

Rua Kellers, 289 – São Francisco
(41) 3304-3300
www.museuparanaense.pr.gov.br

hea_casa_andrade_muricy
Foto: Kraw Penas

Casa Andrade Muricy

A Casa Andrade Muricy (CAM) é um espaço para exposições que privilegiam as artes plásticas, em âmbito nacional e internacional. Realiza em seus espaços, além das exposições, seminários, palestras e oficinas. Faz agendamento de escolas com monitoria especializada.

Alameda Doutor Muricy, 915 – Centro
(41) 3321-4786
www.cam.cultura.pr.gov.br

Museu do Expedicionário

O Museu do Expedicionário (MEXP) guarda importantes acervos e informações sobre a participação paranaense na Segunda Guerra Mundial. Fotos, documentos e peças dessa época histórica podem ser apreciados no local. É surpreendente as opções de museus em Curitiba, né?

Praça do Expedicionário – Alto da XV
(41) 3362-8231/3264-3961
xp@seec.pr.gov.br

 

museus_em_curitiba
Foto: Beth Castelo

Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é a única instituição da América Latina no ranking dos 20 museus mais bonitos do mundo. A lista foi divulgada recentemente pelo site norte-americano Flavorwire, especializado em cultura e crítica de arte, sendo responsável pelo guia Flavorpill. São cerca de 17 mil metros quadrados que recebem mais de 15 mil visitantes por mês. O espaço é sede de mostras nacionais e internacionais, e já recebeu obras de Candido Portinari, Frida Kahlo, Salvador Dalí, Fernando Botero, Tarsila do Amaral, Pablo Picasso, Di Cavalcanti, entre outros.

Rua Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
(41) 3350-4400
www.museuoscarniemeyer.org.br

 

hea_mac
Foto: divulgação

Museu de Arte Contemporânea

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) dedica-se às manifestações artísticas contemporâneas. Realiza mostras, oficinas e palestras, além de exposições do seu próprio acervo. Possui excelente acervo documental gerenciado pelo seu Setor de Pesquisa. O museu também é responsável pela realização do Salão Paranaense de Artes Plásticas, que atrai artistas de todas as tendências, tanto do Brasil como do exterior.

Rua Des. Westphalen, 16 – Centro
(41) 3323-5328/ 3222-5172
www.mac.pr.gov.br

hea_museu_holocausto
Foto: Rafael Danielewicz

Museu do Holocausto

O Museu do Holocausto de Curitiba é o 1º do gênero no Brasil e foi aberto ao público em fevereiro de 2012. Está instalado junto ao complexo da nova Sinagoga Beit Yaacov, ao lado do Centro Israelita do Paraná e da Escola Israelita Salomão Guelmann. Mais do que rememorar e eternizar a história, o objetivo principal do museu é a educação.

Um projeto pedagógico possibilita a integração com as escolas, por meio de visitas guiadas e orientação aos professores e estudantes. O espaço reúne documentos, peças e fotografias sobre o tema e homenageia as vítimas e os sobreviventes do Holocausto. O acervo é composto de doações da própria comunidade, aquisições e comodatos com outras instituições e museus internacionais dedicados ao tema. As visitas precisam ser agendadas.

Rua Cel. Agostinho de Macedo, 248 – Bom Retiro
(41) 3093-7462/ 3093-7461
www.museudoholocausto.org.br

 

Museus em Curitiba

A lista é muito maior, mas a nossa seleção é dos museus que precisam entrar no seu roteiro – sendo você um visitante ou morador. Aproveite a rota para conhecer todos e depois nos conte a experiência!

Ah, a gente também já fez um passeio pelos casarões de Curitiba do século XX. É uma jornada na cultura dessa cidade encantadora, que conta sua história também nas ruas e por onde você nem imagina.

Um comentário sobre “Guia Cultural: museus em Curitiba que você precisa conhecer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.